EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAR É FORMAR PARA A VIDA
De acordo com a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral até os cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (Art. 29 – LDB).
Neste sentido, a Educação Infantil reconhece seu aluno integralmente, percebendo-o em suas especificidades. A criança é um sujeito que age, cria, imita, pensa, descobre, transforma e questiona seu entorno social, imergindo-se e integrando-se a este.
Para asseguramos um desenvolvimento potencialmente sadio para nossas crianças, a Educação Infantil tem como meta geral a utilização de recursos e materiais que as motivem, despertando nelas curiosidade, criatividade, capacidade inventiva e questionadora.
Para a criança integrar-se às propostas de aprendizado que estarão a ela disponíveis é primordial que se sinta segura. Assim, nosso trabalho está voltado para o acolhimento por meio da afetividade, proporcionando à criança a autoconfiança necessária para que ela se reconheça feliz e pertencente ao ambiente escolar.
Nossa proposta educacional prioriza o crescimento do sujeito como cidadão produtivo, autor do seu processo de aprendizado e apto a contribuir para as modificações da sociedade.
A partir do acima exposto, o trabalho da Educação Infantil, por meio de um conjunto de atividades curriculares, possibilita ao aprendiz o desenvolvimento pleno de suas habilidades, colocando-o na posição de autor e agente transformador de seu entorno social.
Reconhecemos a formação integral de nossos educandos e, assim, o Colégio Objetivo Camboinhas preocupa-se com a construção de valores morais por parte de cada criança.
Destaca-se que, assim como o ser humano desenvolve-se nos aspectos motores, afetivos, cognitivos, emocionais e sociais, também há evolução da moralidade. Desta forma, também abordaremos com os alunos a questão dos valores.