A criança e a sua arte
top of page

A criança e a sua arte

Quando nos deparamos com o desenho de uma criança, muitas vezes não conseguimos ver uma lógica ou sentido. Porém, é no desenho que a criança cria uma cópia fiel da realidade, onde ela imprime seus sentimentos e ideais. É através desta “séria brincadeira” que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. É uma possibilidade de brincar e um registro do seu sentimento e desenvolvimento.

Embora pareçam processos simples, devemos saber que a mão se encarrega de registar os nossos movimentos neuropsicoemocionais e realiza mais de 5.000 movimentos. O bebê começa a reconhecer o corpo com movimentos absolutamente instintivos e passa a requintar as estratégias de ação. Família e escola têm um papel fundamental de estimular todas estas capacidades. Desde virar a página do livro, comer sozinho, abotoar a camisa, pois executar estas tarefas é importante para o corpo e para a mente.

O desenho é um exercício divertido para aprimorar com mais precisão, proporção, coordenação, resistência, força e rapidez os movimentos e a motricidade fina. Quando ele aparece dentro de um contexto como, por exemplo, ao fazer o registro de um filme, de uma atividade, brincadeira, das coisas que a criança gosta ou de quem gosta, o ato de desenhar também é simbólico e auxilia no desenvolvimento psicológico.  Seja na escola, ou em casa, o simples ato de desenhar é muito importante para uma criança, de modo que ela trabalhará o seu cognitivo e também poderá se comunicar melhor através deste método tão ingênuo.

Há uma relação muito próxima entre o desenho e o desenvolvimento da escrita. As crianças acham fascinante imitar um adulto escrevendo. Não é verdade?

O desenho é uma dessas formas incitadoras para a construção de olhares estéticos e artísticos do eu social. Além disso, o desenho ainda permite à criança desenvolver o senso de observação, os mínimos detalhes, a diversidade de cores, formas, texturas, e, também, entrar em contato com grande variedade de materiais, muitas vezes utilizados para realização de atividades artísticas, seja no ambiente da escola, ou fora dela.

Diante disso, convidamos as famílias para incentivar e valorizar a alegria de desenhar, pintar e criar. E quem sabe, brincar junto?


Orientação Educacional

15 visualizações0 comentário
bottom of page